segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

.:. LAND ROVER LRX CONCEPT .:.

Fotos: Dvulgação


A Land Rover revela a sua visão do futuro no NAIAS (Salão Automóvel de Detroit) que acontece em DETROIT (USA), com a apresentação mundial do LRX Concept– uma evolução arrojada do design Land Rover que assinala a mudança progressiva da marca para novas áreas do mercado automóvel, permanecendo, ao mesmo tempo, verdadeira aos seus valores basilares.
Quando a companhia se prepara para celebrar o seu 60º aniversário em 2008, o LRX de três portas, com as suas dimensões mais compactas, peso mais reduzido e tecnologias centradas na sustentabilidade, vai claramente ao encontro das necessidades de um mundo em mudança.

"O LRX Concept envia a mensagem poderosa que o nosso compromisso para a sustentabilidade é tão firme como a nossa confiança na relevância continuada e atração dos nossos veículos", afirma Phil Popham, Diretor Geral da Land Rover. "O LRX é um verdadeiro Land Rover em todos os aspectos, mas é um Land Rover muito diferente.

"O LRX incorpora o design inconfundível Land Rover e a abrangência de capacidades esperada dos nossos veículos. Mas disponibiliza essas características num segmento onde a marca nunca esteve antes e com um nível previsto de eficiência que o tornaria num dos veículos mais limpos do segmento.

É a forma da Land Rover afirmar a abordagem responsável da marca ao desenvolvimento futuro de produtos. Nesta fase, o LRX é puramente um protótipo, concebido para nos auxiliar no desenvolvimento de ideias bem como para avaliar a reacção dos clientes – mas sentimos que é uma abordagem muito entusiasmante".
Compacto e Premium

O LRX é descrito como um "cross-coupé", e aumenta de forma dramática a abrangência do que significa a Land Rover. Embora seja menor que o Freelander 2, o LRX foi concebido como um veículo premium, concebido para atrair novos clientes dos segmento executivo e de luxo – clientes que desejam muitos dos benefícios de um 4x4 e a presença visual de um veículo de maiores dimensões, mas num conjunto mais compacto.

O primeiro Land Rover inteiramente novo desde que Gerry McGovern é director de design da companhia, o LRX é a extensão natural da gama Land Rover, complementando as versões atuais com um veículo que irá ajudar a definir um novo segmento. As suas linhas de design Land Rover incluem novas interpretações arrojadas do reconhecido capot em forma de concha, do tejadilho flutuante e da presença em estrada sólida com uma roda em ‘cada canto’.

"O LRX é um design nascido da paixão pela marca, mas é diferente, relevante, cativante e excitante – porque a Land Rover nunca produziu veículos convencionais", afirma Gerry McGovern. "O LRX tem uma identidade extremamente atraente e o design proporciona fortes alusões às suas capacidades, reforçando claramente a nossa filosofia direcionada para o futuro – é um Land Rover que estará tão à vontade na Bond Street como na Quinta Avenida, mas que não hesitaria em sujar as suas rodas".

As dimensões compactas são um dos seus maiores pontos fortes, que irão atrair quem deseja a capacidade versátil de um 4x4 ágil com o prestígio da marca Land Rover. Em complemento, o seu peso reduzido e o coeficiente aerodinâmico reduzido que resulta da área frontal mais reduzida proporciona vantagens significativas nos consumos de combustível e redução das emissões de C02.

O LRX Concept adota também sistemas inteligentes de gestão da potência e outras tecnologias estreadas pela Land Rover no protótipo Land em 2006. Será disponibilizada informação mais detalhada sobre o sistema de motor e transmissão e tecnologias de sustentabilidade do LRX no Salão Automóvel de Detroit.

Maximizando a 'abrangência de capacidades'

O posicionamento do LRX poderá ser descrito como a afastar-se subtilmente dos SUV tradicionais aproximando-se mais de um cross-over, com a sua aparência mais semelhante a um automóvel convencional e comportamento dinâmico mais desportivo e centrado na condução em estrada.
Mas embora o seu carácter seja reforçado por agilidade, comportamento e performances excelentes, o LRX proporciona também a maior abrangência de capacidades do segmento. Para o conseguir, dispõe de tração integral permanente e Controlo da Descida de Declives (HDC), bem como uma versão especial do sistema Terrain Response da Land Rover, para otimização da tração em pisos de aderência reduzida, de estradas com gelo, relva molhada, gravilha e neve.

Mas de forma a refletir a maior capacidade de condução em estrada do LRX, o sistema Terrain Response passa a incorporar um novo modo de funcionamento ‘Eco’ para condução urbana com emissões mais reduzidas.

O design do LRX foi completamente desenvolvido internamente, alimentado pela paixão de criação de um veículo que verdadeiramente representa a visão do futuro da Land Rover. Dispõe de um perfil muito dinâmico, com uma inclinação pronunciada do teto flutuante e linhas de cintura musculadas ao longo do comprimento do veículo, acentuadas pelas linhas laterais ascendentes.
As superfícies envidraçadas que envolvem o LRX, sem pilares expostos, criam um design gráfico arrojado. A estrutura da arquitetura da zona superior da carroçaria pode ser visualizada através das janelas e do teto – refletindo o design de alguns dos melhores edifícios contemporâneos.

A posição das rodas contribui para proporcionar ao veículo a sua presença em estrada objetiva e o design da seção dianteira é uma afirmação poderosa e instantaneamente reconhecível da identidade Land Rover.
Foram incorporadas novas interpretações do tradicional capot Land Rover em forma de concha, dos faróis distintos, dos conjuntos dos piscas dianteiros e traseiros e das sutis grelhas laterais. As abas dos guardas lamas do LRX são largas mas bem integradas, e alojam as rodas em liga leve de 20 polegadas.

Design sustentável de produto

As estruturas dos bancos e do painel de instrumentos são suficientemente elegantes para serem deixadas expostas – uma abordagem nova que os designers da Land Rover adoptaram para a redução do peso do veículo. Um outro exemplo foi a substituição do vidro nas janelas laterais e teto por policarbonato, que é cerca de 40% mais leve.

Até a seleção dos materiais dos revestimentos de qualidade premium reflete a abordagem profunda da Land Rover à sustentabilidade, couro com tinta vegetal (sem crómio e, por isso, mais fácil de reciclar), utilização extensa de alumínio (leve e facilmente reciclável) e alcatifas produzidas em feltro proveniente de fontes sustentáveis. E a luxuosa 'camurça fina' na cor baunilha incorporada nos painéis das portas e no forro do teto é um material 100% reciclado produzido a partir de garrafas de plástico usadas.

"Estamos determinados a tornar a sustentabilidade num elemento chave no design de produto e no modelo de negócio, criando, ao mesmo tempo, veículos que proporcionam um forte apelo emocional além de irem ao encontro das necessidades práticas dos clientes", afirma Phil Popham. "Nenhuma tecnologia proporciona isoladamente todas as respostas à sustentabilidade durante a vida útil do veículo, mas o LRX Concept reúne algumas das ideias futuras que nos interessam num veículo que acreditamos representar um excitante passo em frente para a Land Rover".

2 comentários:

Anônimo disse...

esse carro e muito bonito e percebi um pequeno defeito,deve ser tao caro nao nao conseguiria comprar,se antes sonharia ter uma ferrari a partir de agora sonharei ter um lrx concept da land rover.
quando chegara ao brasil??

Anônimo disse...

Olá..eu adoro esse carro e gostava de saber quanto custa!! Será possível me dizerem quanto custa!!Obrigado, beijo!